terça-feira, 17 de agosto de 2010

FRANGO ASSADO COM ERVAS (Cozinha é Poesia)

Se você gostou da Farofa de Alho e Azeite agora é hora de anotar o frango que a acompanha. Uma receita igualmente fácil e extremamente aromática. As ervas podem ser trocadas a gosto, eu usei as que tenho a disposição numa pequena varanda da minha casa.


Se desejarem deixe o frango inteiro, mas resolvi parti-lo ao meio à maneira da minha mãe, cortado em “bandas” como ela mesma diz quando não deseja fazê-los recheados. Em casa temos uns recipientes bem grandes que cabem até quatro frangos marinando de uma só vez. Prova que esse prato é excelente quando a casa fica cheia.

Se forem receber amigos para um almoço descompromissado essa é mais uma prática e excelente opção. Faça 2 ou 3 e ajeite-os numa bandeja bem grande, coloque a Farofa de Alho e Azeite a volta decore com ervas frescas, escolha um bom vinho e aguarde para ouvir comentários...


Ingredientes :
1 frango de aproximadamente 2.300kg
6 a 8 dentes de alho
1 cebola
3 a 4 folhas de louro
2 ramos de manjericão
1 ramo pequeno de alecrim
4 ramos de salsa
4 ramos de cebolinha
250 ml de vinho branco
250 ml de água
1/4 xícara de (chá) de azeite extra virgem
Pimenta do reino ou pimenta dedo de moça a gosto
Sal a gosto


Modo de fazer :

Limpe o frango como é seu hábito e retire os miúdos se desejar corte ao meio como eu fiz ou então se preferir deixe inteiro.

Corte a cebola em pedaços grandes e com as costas da faca pressione os dentes de alho esmagando-os ligeiramente, não é nem preciso descascá-los.

Escolha um recipiente grande e que tampe bem e junte o vinho, a água, o azeite, sal, pimenta a gosto misture bem e junte também as folhas de louro e as ervas ligeiramente rasgadas com as mãos. Coloque o frango na marinada, tampe bem e leve para a geladeira deixando assim se possível por 12 horas. De vez em quando vá até a geladeira e mude a posição do frango para que tome gosto por igual.

Quando for assar aqueça o forno na temperatura máxima deixando aquecer bem por uns 20 minutos ou até ficar bem quente.

Retire o frango da marinada, retirando também as ervas que ficaram grudadas nele. Coloque o frango numa assadeira e leve ao forno quentíssimo - eu gosto de colocar os galhinhos de ervas da marinada por baixo do frango - Não é necessário untar e nem besuntar o frango com nada. Coloque assadeira e feche a porta do forno. Quando perceber que assadeira ficou muito seca acrescente um pouco da marinada na assadeira. Mas, não regue a pele do frango com nada até o final, mas na assadeira você poderá acrescentar um pouco da marinada ou água quantas vezes achar necessário – de vez em quando movimente o frango de lugar na assadeira para que ele não fique grudado nela.

Antes de 1 e 30 minutos ele não ficará pronto ou até que a pele fique bem dourada. Para saber se está bem assado insira a ponta da faca perto do peito da ave o líquido que sai não deverá ser rosado e nem avermelhado. Deixe repousar alguns minutos para retirar da assadeira e servir.

Sirva com a Farofa de Alho e Azeite.

Serve 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário